terça-feira, 17 de junho de 2008

Avaliação dos alunos... Novas tendências Pedagógicas!




QUESTÃO PROPOSTA:6 + 7 =
RESULTADO APRESENTADO PELO ALUNO:
6 + 7 = 18

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO PROFESSOR:

A grafia do número 6 está absolutamente correcta; O mesmo se pode concluir quanto ao número 7.
O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição.
Quanto ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito e corresponde de facto ao primeiro algarismo da soma pedida.
O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente – repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical!
Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos. A sua intenção era, portanto, boa.

AVALIAÇÃO: Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:

A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!
Os procedimentos estão correctamente encadeados: os elementos estão dispostos pela ordem precisa.
Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.
Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados – as simetrias – realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício...
Em consequência, podemos atribuir-lhe um "EXCELENTE" e afirmar que o aluno "PROGRIDE ADEQUADAMENTE".
É este o caminho!?
É isto que se pretende das nossas escolas?
Mas é para este caminho que estamos a ser levados...
Paulo Sousa.

2 comentários:

Zabour disse...

Olá! Passei só para te visitar.

Agora espero a tua visita, mas tens k deixar comentário.

Tens é k tirar isto da verificação das letras k é uma seca...

Bjs

o que me vier à real gana disse...

Excelente análise; diatribe mais k justa!

Vai aparecendo no "real gana", blog generalista (como se depreende da designação).